sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Diário de Campanha (2)

Picardia. Foi a reacção de cabecinha inteligente não identificada do CDS ao anúncio da minha candidatura. Há pessoas assim: realizam-se no séquito, afirmam-se no egocentrismo, sucumbem à soberba. Quando alguém ousa confrontar não sabem reagir com naturalidade. Olham os outros como no fundo se vêem a si próprios. É uma das manifestações da pobreza de espírito. E, sobretudo, não sabem o que dizem. Porque se soubessem, não teriam dito picardia.

Picardia vem de pícaro. E pícaro, que vem do castelhano, significa velhaco, mas também significa astuto, bem pensante. Sem prosápia ou vaidade, mas à conta de presunção de bondade natural do anónimo que me distinguiu, vou levar a observação à conta do segundo significado e não do primeiro. Até porque se levasse à conta do primeiro e não do segundo, a reversão seria fatal. E eu tenho mais que fazer.

E disseram também que o eleitorado não gosta de quem muda de camisola. Esta levei à conta de crítica a Paulo Portas. Eu nunca fui da JSD.

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