sexta-feira, julho 03, 2009

O ESTADO DE QUE NAÇÃO?

Ontem debateu-se o estado da Nação na Assembleia da República. Discursos repetitivos, iguais aos que temos ouvido nos últimos tempos a José Sócrates e às oposições. Já a preparar eleições, cada lado repete o que julga que dará votos em Setembro. Nos debates sobre o estado da Nação nunca se faz um debate sobre os problemas de fundo do país, mas apenas sobre a espuma mais ou menos eleitoral, este ano, por força do calendário, mais eleitoral do que acontece no dia a dia dos portugueses.

O país tem, entretanto, assistido ao debate do estado de outra “Nação”, isto é, do Benfica. Declaração de interesses: sou do Benfica. Mas não penso que esse facto implique um alinhamento cego a favor de tudo o que lá se faz, nem acho que o facto de se ser adepto de um clube implique forçosamente uma acefalia fanática. Tudo o que se tem passado nas eleições do Benfica é uma miniatura das trapalhadas que se passam noutras instituições do país.

Eleições antecipadas sem razão só com o objectivo de impedir outras candidaturas. Um processo eleitoral eivado de polémicas e de incertezas, tudo isto após anos de desvario na gestão desportiva, traduzida em apenas cem jogadores já contratados desde que Luís Filipe Vieira é Presidente. Mais ou menos como a quantidade de ministros que vão desfilando pelos Governos…, exactamente com os mesmos resultados num lado e noutro: maus.

Luís Filipe Vieira é uma espécie de José Sócrates do Benfica e José Sócrates é uma espécie de Luís Filipe Vieira do Governo. Prosápia, propaganda, arrogância, esquemas, e um imenso falhanço nos resultados.

A tudo isto somam-se outros contrastes de outras nações. A da Justiça, por exemplo. O senhor Mad ficou Off em menos de um ano. Investigado, julgado e condenado num ápice, pela Justiça norte-americana. Por cá, os bancos, todos, segundo o Procurador-Geral da República, andam sob investigação há vários anos, os furacões demoram uma eternidade e julgamentos nem vê-los. Para já não falar do caso Freeport, que dura há vários anos, sem consequência. E outros, muitos outros, com protagonistas anónimos, que não saiem nos jornais.

Bem sei que os sistemas judiciários e até legais norte-americano e português não são comparáveis. Basta ver uns quantos episódios de qualquer série da Fox para o perceber. Mas é assombrosa a comparação das eficácias entre lá e cá. Olhemos para que Nação olharmos a visão que temos não é lá muito animadora.

(publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)

Sem comentários: