sábado, abril 08, 2006

O Sal

O sal e produtos derivados, oriundos de Aveiro, Alcochete, Castro Marim, Figueira da Foz, Rio Maior e Tavira, vão estar hoje à venda na I Feira Nacional do Sal Tradicional, que decorre em Aveiro. O certame é organizado pela Câmara de Aveiro e realiza-se no Jardim do Rossio, junto ao Canal Central, no âmbito da reabertura sazonal do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada.

Na primeira edição da Feira Nacional do Sal Artesanal estarão representados diferentes sítios produtores de sal artesanal, nomeadamente de Alcochete, com as Salinas de Samouco, de Castro Marim, através da Tradisal, da Figueira da Foz, pela "Foz de Sal", de Rio Maior, com a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Sal, bem como produtores independentes do Sado e de Tavira.

A iniciativa marca a reabertura sazonal da Marinha da Troncalhada, cujo sal representa Aveiro na feira e que foi adquirida em 1995 pela autarquia. A autarquia transformou-a posteriormente num ecomuseu, onde se podem observar os ancestrais métodos de salinicultura da região aveirense que remonta, pelo menos ao ano de 959.
Fonte: Lusa

Sem comentários: