segunda-feira, março 20, 2006

Moliceiro Património Mundial


O moliceiro pode vir a integrar a lista do Património Imaterial da Humanidade.
A candidatura está a ser preparada pela Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro (AMIRIA) e será oportunamente entregue à Comissão Nacional da UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A informação foi confirmada ao Jornal de Notícias por Eduardo Costa, presidente da AMIRIA.
A associação acredita que o reconhecimento internacional de um dos mais belos barcos tradicionais do mundo, patente nos mais importantes museus marítimos internacionais, pode ser decisivo para eternizar e valorizar do ponto de vista turístico uma embarcação em vias de extinção. "Em 1972 estavam registados na capitania do Porto de Aveiro cerca de 1000 moliceiros. Actualmente não há mais de 30", refere Manuel Augusto Oliveira, um director da AMIRIA que se tem dedicado ao estudo do moliceiro.
A ideia de candidatar o moliceiro a Património Imaterial da Humanidade surgiu em 2001, aquando da realização em Portugal do congresso de embarcações tradicionais. Os mais construtores da Europa confirmaram o que os aveirenses já sabiam. "Não há no mundo uma embarcação com estas características. O moliceiro, através das suas pinturas, dos seus quadros, é um museu vivo dos usos e costumes das gentes ribeirinhas", lembra Eduardo Costa.O processo de candidatura acelerou nos últimos meses.
A AMIRIA constituiu uma comissão de candidatura, com representantes dos diversos órgãos sociais internos, responsável pelos primeiros contactos com a Comissão Nacional da UNESCO. Inicialmente, a AMIRIA chegou a admitir a possibilidade de candidatar a ria de Aveiro a Património da Humanidade, mas a resposta do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Sasportes foi elucidativa. "A zona da ria de Aveiro não está incluída na Lista Indicativa do Património Português , homologado pelo Governo e depositada no Centro Património Mundial da UNESCO", referiu o ex-ministro da Cultura. No entanto, José Sasportes considerou "razoável" a hipótese do moliceiro. Todavia, o processo de candidatura só poderá concretizar-se depois de Portugal ratificar a nova Convenção sobre o Património Imaterial, o que deverá acontecer em Abril.Cada Estado-membro da UNESCO pode apresentar uma única candidatura em cada biénio. A AMIRIA promete "fazer tudo" para que a próxima candidatura seja a do moliceiro.
Foi em 1999 que a UNESCO decidiu criar a distinção intitulada "Proclamação das Obras Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade". A AMIRIA vai convidar a Associação de Municípios da Ria, associações culturais e escolas para, em conjunto, definirem a estratégia de candidatura.
A origem do moliceiro perde-se na origem dos tempos. Não é possível dizer com rigor como surgiu a embarcação, mas Manuel Augusto Oliveira acredita que seja oriunda dos fenícios, chegados à região de Aveiro através dos entrepostos.
Com a devida vénia ao Jornal de Notícias

1 comentário:

VerDesperto disse...

Fiquei muito contente quando também li essa noticia. :)