sexta-feira, maio 11, 2007

OS TUGAS DA ESCAVADORA

(Polícias portugueses para portugueses)

Acho muito bem que ponham 4.000 polícias, mais helicópteros, aviões, lanchas rápidas, sondas de todo o género, GPS’s, polícias ingleses importados, cães treinados, populares organizados (suponho que os politicamente correctos já não se importarão muito com estas milícias populares), brigadas de estrada, e o que mais Deus permitir à procura da criança britânica que foi abandonada no quarto de uma aldeamento turístico da Praia da Luz, no All Garve (segundo os mapas pacóvios e deslumbrados da Pinholândia parola que nos desgoverna), pelos pais.

Acho mesmo muito bem e só me atrevo a discordar por defeito. Sim senhor, acho pouco. Acho que deviam meter ao barulho polícias espanhóis, franceses (apesar de parecer que andam com uma agenda muito preenchida devido à agressividade da escumalha local de subúrbio que se dedica ao passatempo de incendiar carros e bater nos próprios por causa de uma senhora que se ri sempre ter perdido umas eleições democráticas), alemães, italianos, holandeses e o mais que se puder. Incluindo naturalmente as forças disponíveis da NATO, apesar do recrudescimento das ofensivas talibãs no Afeganistão.

As crianças valem tudo o que se possa fazer por elas. Valem mesmo. Tudo mesmo. Elas são o melhor do mundo.

É por isso que me sinto revoltado. Não pelo que se está a fazer para encontrar a Madalena. Claro. Mas apenas por causa de um pormenor de somenos importância: por termos tido a possibilidade de dispôr de uma dúzia de polícias, mais uns quantos canídeos e uma escavadora para encontrar a pequena Joana, a qual, de resto, não se sabe de ciência certa se está viva, morta e no primeiro caso, onde está.

Sim, sim, eu sei. A Joana era pobre, portuguesa, teve o azar de nascer numa família problemática, não se chamava Joanne, não estava em turismo no All garve, não tinha pais ingleses nem amigos na Sky News, não foi abandonada num aldeamento turístico enquanto os pais jantavam calmamente, mas apenas em sua própria casa, nem tendo tido assim a sorte de se ter tornado um incómodo para a indústria do turismo.

Coitada da Joana. Ela não conhecia o mundo. O que teve certamente a vantagem de a poupar às misérias do desinteresse geral perante a sua sorte. Evidentemente que a pequena Joana nunca seria capaz de irritar a Presidência portuguesa e amaciar o fervor soberanista dos ministros Costas para autorizarem uma importação de polícias no seu caso. Aliás, a Joana não é nem nunca foi caso. Que pena termos precisado da Madalena para o perceber.


(publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)

2 comentários:

Lena Seiça Neves disse...

Concordo plenamente.
Infelizmente há por aí muitas Joanas e ao que me parece poucas Madeleines.
Este caso veio levantar muitas questôes. Uma das que mais me preocupa é a falta de colaboração entre as polícias dos diferentes países da União Europeia.Só agora é que a polícia britânica informou sobre certas redes de pedofilia que actuam no nosso país. Como é que é possível ?

Helena Seiça Neves

Lena Seiça Neves disse...

Como o português é realmente muito traiçoeiro e eu não tenho propriamente o dom da palavra, venho fazer um esclarecimento para evitar péssimas interpretações.
Quando digo " Infelizmente há por aí muitas Joanas e ao que parece poucas Madeleines." não significa que não lamento o desaparecimento da Madeleine. Evidentemente que lamento todos os desaparecimentos de qualquer criança sejam "Joanas" ou "Madeleines".Pois é hediondo um crime destes.Uma criança é o melhor que há nesta vida e como mãe nem posso pensar como é que se consegue sobreviver a uma coisa destas.Penso que perceberam o que quis dizer. Dever-se-ia dar igual cobertura a todos os casos.
Era só. Espero que não haja dúvidas relativamente às minhas palavras.
Helena Seiça Neves